Projeto Zoomórfico
O homem sempre teve uma estreita relação com o mundo animal, por razões de subsistência e sobrevivência.
Estes sempre foram elementos integrantes do ambiente ao seu redor. Não são surpreendentes que as primeiras representações artísticas sejam a fauna existente.
Na Modernidade Comportamental Humana no Paleolítico Superior, cerca de 40.000 anos atrás, ocorrem exemplos de obras de arte zoomórficas que podem representar a primeira evidência que temos do antropomorfismo. Uma das mais antigas conhecidas é uma escultura de marfim, a estatueta de Löwenmensch, a Alemanha, uma figurinha em forma de homem com a cabeça de uma leoa ou leão, determinada a ter uns 32 mil anos de idade.
A partir daí, podemos ver o zoomorfismo manifestado de várias maneiras:
***
O Bode é o primeiro trabalho executado e serve para apresentar o que pretendo realizar, que têm todos a característica comum de serem construídos com as ossadas dos animais que representam.
Esta figura nasceu quando eu trabalhava na decoração do filme Rio Turvo do Edgar Pêra onde este bode tinha ali um pequeno papel. A personagem acaba por morrer no filme. Feito o seu enterro, são deixados estes cornos sobre o seu caixão.
Pode-se dizer que esta escultura é uma espécie de fantasma do bode do filme que está aqui a representar o papel da sua vida.


Deste projeto estão em curso duas outras peças.
O Minotauro. (Simulação do corpo feita a partir de outra escultura minha)

Já modelada em barro e com as ossadas ajustadas dentro do molde pronto para ser enchido com resina cristal (exemplo do Bode).

O Burro.
Este encontra-se no mesmo ponto em que está o Minotauro.
